Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

Uma das premissas do fact-checking na busca de dados para checar informações é priorizar fontes oficiais. Na verdade, isso é uma máxima da apuração jornalística. E também das recomendações contra a desinformação: vá até a fonte oficial para verificar o que estão dizendo. Mas como checar informações se os dados oficiais nem sempre são confiáveis?

Talvez nunca antes da pandemia do novo coronavírus tenhamos nos questionado tanto sobre isso. …


Foto: William Iven/Pixabay

Não é de hoje que as etiquetas usadas em conteúdos de fact-checking me despertam reflexões e questionamentos sobre a prática de verificação e seu impacto no debate público. Recentemente, em um treinamento online da Agência Lupa, até a diretora de conteúdo, Natália Leal, que ministrava o curso, deu uma “corneteada”, como se diz aqui no RS. Virei a chata das etiquetas? Ela garantiu que não, no chat da turma. Eu reconheço que sim. Mas episódios recentes me fizeram mudar de ideia sobre a necessidade dessas marcações.

A newsletter do Farol Jornalismo desta semana recuperou uma conversa informal minha com o…


Foto: Jacob Wackerhausen/iStock

Esta lista de cuidados contra desinformação sobre coronavírus (e outros temas) já estava em elaboração quando, na semana passada, fact-checkers brasileiros assinaram uma carta conjunta implorando: “Autoridades, parem de distorcer fatos”. Um apelo necessário diante da postura do governo brasileiro, baseada em uma falsa dicotomia entre saúde e economia que só existe na imaginação do presidente, alguns apoiadores e seu exército virtual empenhado em propagar a epidemia das “fake news” pelos grupos e redes digitais, na contramão das medidas defendidas por chefes de Estado do mundo todo contra a pandemia do coronavírus.

Em outra carta, a da editora-chefe do Grupo…


A política de redes sociais ilimitadas, que condiciona muitos usuários de internet móvel no Brasil a consumir apenas conteúdos que circulam nessas plataformas, vem sendo criticada por pesquisadores de desinformação.

Aí vem a jornalista Elaíze Farias, da agência Amazônia Real, contar que só consegue entrevistar indígenas em certas comunidades graças ao WhatsApp: ela manda uma pergunta de manhã, eles respondem à noite, quando conseguem sinal em pontos mais altos, e assim se constrói uma comunicação em lugares em que a telefonia fixa não chega e o acesso por terra não existe. É o mesmo princípio da Mídia Índia, criada pelo…


Fake News by Nick Youngson CC BY-SA 3.0 ImageCreator

Estudiosos da difusão de conteúdos enganosos na internet concordam que “fake news” não é uma terminologia suficiente ou mesmo adequada para designar o fenômeno contemporâneo do colapso informacional. No esforço de encontrar uma expressão melhor, pesquisadores têm lançado novas definições a cada pouco. Para quem escreve sobre desinformação profissionalmente, fica até difícil acompanhar, como diz este texto da International Fact-checking Network (IFCN):

“A linguagem em torno da desinformação parece mudar tão rapidamente quanto as táticas usadas pelas pessoas que a espalham. …


Imagem de rawpixel por Pixabay

A complexidade das checagens pode afastar o “leitor médio” do fact-checking, ao invés de ajudá-lo. Textos explicativos, geralmente longos, com muitas referências não são para qualquer usuário de mídias digitais.

Entrei numa conversa sobre fact-checking e etiquetas no LinkedIn semana passada e fiquei com vontade de escrever de novo sobre isso. Eu já tinha escrito sobre etiquetas e fact-checking aqui. Na tese, esse foi um tópico problemático. Na Afonte, alternativas às etiquetas pautam a discussão de protocolos de verificação da nossa iniciativa (ainda em fase de estudo), o que vale também para cursos como este, que vai para a terceira…


Evento da Escola de Dados reuniu cerca de 80 desenvolvedores, jornalistas de dados, profissionais de marketing e TI no Mulligan Irish Pub para debater deepfakes, blockchain e marketing na era do bigdata

Porto Alegre repetiu a dose do Cerveja com Dados na última terça-feira, 27 de agosto, com o mesmo sucesso e entusiasmo da estreia. Mais uma vez, o número de participantes girou em torno de 80 profissionais das mais variadas áreas, tendo em comum o interesse por dados abertos — e por cerveja, é claro.

Atendendo a sugestões da comunidade de dados porto-alegrense, a programação da segunda edição descolou…


Workshop realizado pela Witness em São Paulo reuniu jornalistas, fact-checkers, pesquisadores, profissionais de tecnologia e ativistas de base para discutir potencial de vídeos manipulados influenciarem o debate público no Brasil

As técnicas de manipulação de imagem estão evoluindo rapidamente. Com inteligência artificial e after effects combinados, já é possível fazer uma pessoa dizer o que você quer que ela diga de forma cada vez mais convincente. Até o Mark Zuckerberg. E quanto mais a máquina aprende a nos enganar, mais difícil fica o trabalho de detectar a manipulação. …


Sem entrar no mérito da acusação, que não é minha especialidade. O que me interessa problematizar são os desdobramentos midiáticos do caso Neymar.

Foto: Antonio Lacerda/EFE (do portal R7)

Às vésperas da apresentação da seleção brasileira de futebol para os amistosos que antecedem a Copa América, uma mulher registrou boletim de ocorrência relatando ter sido estuprada pelo jogador em Paris. O caso veio à tona em 1º de junho. A resposta de Neymar chegou logo em seguida, pelo Instagram, com vídeo-selfie do jogador e prints de conversas íntimas que ele trocou com a mulher. Neymar tem algo em torno de 120 milhões de seguidores na rede…


Na segunda edição do Curso Livre de Fact-checking, realizado nos dias 18 e 25 de maio, a turma pegou o gancho da sabatina de Abraham Weintraub na Câmara dos Deputados — e identificou acertos e deslizes do ministro

Alunos criaram interatividade no Instagram Stories com resultados das checagens. Confira em @afontejor

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, falou sobre a educação brasileira na Câmara dos Deputados, no dia 15 de maio. Ao longo de seis horas, Weintraub citou dados verdadeiros, mas também cometeu imprecisões.

A turma do Curso Livre de Fact-checking, realizado na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, nos dias 18 e 25 de maio, checou o que o ministro disse. Participaram…

Taís Seibt

Jornalista diplomada, doutora em comunicação, amadora de vôlei e cantora nas horas vagas

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store